São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil cresce apenas 1% em 2001, segundo previsão do Banco Mundial

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil deve crescer cerca de 1% neste ano, segundo o Bird (Banco Mundial). O número é inferior à projeção oficial do governo, que é de 2%, e também está bem abaixo do crescimento de 4,46% registrado no ano passado.
De acordo com David de Ferranti, vice-presidente do Bird para América Latina e Caribe, os países emergentes foram bastante afetados pela desaceleração da economia mundial.
A instituição prevê que, em média, a economia dos países latino-americanos vai crescer 1% neste ano, e que o Brasil deve ficar "um pouco acima" desse número.
Mesmo projetando um crescimento menor do que o registrado em 2000, o executivo do Bird afirmou que existe um excesso de pessimismo em relação à capacidade de o Brasil enfrentar a instabilidade do cenário externo.
"A desaceleração da economia mundial trará dificuldades aos países emergentes, mas alguns analistas têm sido excessivamente pessimistas sobre a situação do Brasil", disse.
De Ferranti disse que o efeito dos atentados de 11 de setembro nas economias emergentes "não será tão grande", pois a desaceleração já vinha ocorrendo mesmo antes dos ataques.


Texto Anterior: Tucano defende renegociação de dívida
Próximo Texto: Trabalho: Petroleiros iniciam hoje 1ª greve desde 95
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.