UOL


São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAÇÃO

Reforma de imóvel terá verba do FGTS

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal deve liberar parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para reforma de casas. A informação foi dada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da 1ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília.
"Muitas vezes, cai a parede da cozinha ou afunda o assoalho da sala, o companheiro tem dinheiro no FGTS mas não pode retirar. Tudo isso tem implicações, porque o FGTS não é um pote de água benta que nunca acaba. Acaba. E como ele é responsável por outras coisas, nós não poderemos esvaziar de forma irresponsável o [pote do] FGTS."
Lula disse que sua própria família foi vítima de uma situação dessas. Contou que, quando morava em Vicente de Carvalho, em Santos, foi ao cinema com seus irmãos e, ao voltar, encontrou sua mãe chorando porque uma parede da cozinha havia desabado.
O valor a ser liberado para esse programa e o percentual que o trabalhador poderá usar de sua conta não foram definidos, segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso.
De acordo com ele, essa definição cabe ao Conselho Curador do FGTS, a partir de proposta do Ministério das Cidades, o que pode ocorrer em breve.
Lula disse que o governo já criou, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, um programa de financiamento de R$ 400 milhões para ajudar na compra de material de construção.


Texto Anterior: Petrobras: Explosão deixa quatro feridos em refinaria de São José dos Campos
Próximo Texto: Luís Nassif: As mudanças no modelo elétrico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.