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Ford perde US$ 5,8 bi e tem pior trimestre em 14 anos
Resultado é 20 vezes pior do que o registrado no mesmo período do ano passado
Perdas foram provocadas pela queda nas vendas e pelos gastos com seu plano de reestruturação na sua divisão da América do Norte
DA REDAÇÃO
A Ford anunciou ontem que
teve um prejuízo de US$ 5,8 bilhões entre julho e setembro
-o pior trimestre da empresa
em 14 anos. Segundo a montadora, as perdas foram provocadas pela queda nas vendas e pelos gastos com seu plano de
reestruturação na sua divisão
da América do Norte.
O resultado do último trimestre é 20 vezes pior que o registrado no mesmo período do
ano passado, US$ 284 milhões,
e a empresa afirmou que os números de outubro a dezembro
serão ainda piores. Caso a previsão se confirme, a Ford, que
acumula perdas de US$ 7,2 bilhões nos nove primeiros meses, terá números ainda piores
que os da General Motors no
ano passado, US$ 10,6 bilhões
de prejuízo.
Para o novo chefe-executivo
da companhia, Alan Mulally,
que assumiu o cargo no início
deste mês, os resultados do terceiro trimestre foram "claramente inaceitáveis".
"Os focos de nossas prioridades são reestruturar de modo
agressivo para operar com lucro em volumes menores e acelerar o desenvolvimento de um
veículo novo e mais eficiente
que atenda a preferência do
consumidor", afirmou o executivo, que trabalhava na Boeing
antes de assumir o posto de Bill
Ford, atual presidente do conselho e bisneto do fundador da
empresa. Mulally disse ontem
não estar interessado em uma
aliança com Renault e Nissan,
como chegou a ser cogitado.
A maior parte do prejuízo da
montadora, US$ 4,6 bilhões, está relacionado ao seu plano de
reestruturação na América do
Norte e a problemas em sua divisão de luxo. As suas medidas
de diminuição de despesas, lançadas em janeiro, prevêem a
demissão de 44 mil trabalhadores e o fechamento de 16 fábricas até 2012. De acordo com o
plano, a companhia terá diminuído seus custos em US$ 5 bilhões até o fim de 2008, quando
espera ter finalizado os cortes
de funcionários, e sair do vermelho a partir de 2009.
As vendas globais da Ford foram de US$ 32,6 bilhões no terceiro trimestre, US$ 2,1 bilhões
a menos que em igual período
de 2005. O número de veículos
vendidos também caiu, de 1,531
milhão para 1,511 milhão. Na divisão da América do Norte, as
vendas caíram para US$ 15,4
bilhões -foram de US$ 18,2 bilhões um ano antes. A empresa
também teve resultados ruins
na Europa, na Ásia e na África.
A América do Sul está na contramão do resultado da montadora no mundo: na região, a
Ford registrou resultado positivo pelo 11º trimestre consecutivo. O lucro do terceiro trimestre deste ano foi de US$ 222 milhões, ante um resultado, no
mesmo período do ano passado, de US$ 96 milhões.
A montadora não informa o
resultado apenas para o Brasil.
Na semana passada, durante o
Salão de São Paulo, o presidente da Ford, Barry Engle, afirmou que o país responde por
um percentual importante do
lucro da região. Na região, além
do Brasil, a Ford está na Argentina, na Bolívia, no Chile, na
Colômbia e na Venezuela.
A empresa informou ainda
que irá refazer os cálculos de
seus resultados referentes ao
período de 2001 até o segundo
trimestre deste ano, devido a
erros contábeis.
Com agências internacionais
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