São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulson pede valorização de moeda chinesa

DA REDAÇÃO

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, voltou a pedir que a China permita uma valorização mais rápida da sua moeda, o yuan. Para ele, o ritmo atual de crescimento do país asiático é insustentável se não forem realizadas reformas econômicas.
A moeda chinesa é alvo de críticas do governo dos EUA, que acusa Pequim de mantê-la desvalorizada artificialmente, prejudicando as exportações americanas. Os EUA tiveram um déficit de US$ 232,5 bilhões em 2006 com o país asiático, um crescimento de 15,4% ante o ano anterior.
Na semana passada, os membros do G7 (Canadá, França, Alemanha, EUA, Japão, Reino Unido e Itália) cobraram da China uma "aceleração" no processo de valorização do yuan, para corrigir os desequilíbrios que as fortes exportações do país asiático provocam em várias economias.


Texto Anterior: Comércio mundial: Doha está em fase "perigosa", afirma embaixador
Próximo Texto: Brasil tem entraves para fundo soberano, dizem economistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.