São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

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Negócio pode levar a disputa de bancos para fornecer crédito à nova empresa

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova fusão deve mexer não apenas com o varejo tradicional como com a disputa entre bancos. As financeiras Taií, do Itaú, e a francesa Cetelem (uma das maiores do mundo) atendem, separadamente, os dois sites -Americanas.com e o Submarino, respectivamente.
O mercado trabalha com a expectativa de que apenas uma financeira acabe operando com a nova empresa, a B2W.
A Folha apurou que as duas financeiras, Taií e Cetelem, só souberam ontem da fusão.
"É um conflito que deve aparecer, e eles vão ter de resolver" afirmou Pedro Guasti, diretor-geral da empresa de marketing on-line E-bit.
Flávio Jansen, presidente do Submarino, diz que não está definida a estratégia de crédito das empresas, mas que, por enquanto, tudo continua como está. "Estamos agora numa situação que não prevíamos. Não sabíamos dessa fusão. Pode ser que um [banco] tenha uma única proposta que atenda às duas empresas, Americanas e Submarino. Mas não necessariamente iremos operar só com uma financeira. Ainda vamos ver", afirma ele.
Há uma disputa acirrada entre os bancos pelo serviço de crédito do varejo. Nos últimos dois anos houve uma corrida: o Bradesco fechou acordo com a Casas Bahia e o Itaú, com o Pão de Açúcar. Como querem ampliar a receita com crédito, os bancos compraram o direito de explorar a área financeira das lojas ou se tornaram espécies de sócios do negócio.
Especialistas do setor já aguardam uma movimentação maior de concorrentes no Brasil e no exterior após o anúncio do negócio ontem.
Há rumores de que a Amazon, o maior site de varejo on-line dos EUA, pretenda entrar no país. "Não vamos esperar eles chegarem, nós já estamos preparando nossa internacionalização também. Pretendemos operar no exterior, na América Latina a princípio. Mas não temos datas definidas", diz Roberto Martins de Souza, diretor de relações com investidores do Submarino.


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