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CONSUMIDOR
Pesquisa feita pelo Idec com oito das maiores operadoras mostra que desrespeito às normas chega a 50%
Planos de saúde não cumprem lei, diz Idec
SANDRA BALBI
DA REPORTAGEM LOCAL
Pesquisa realizada pelo Idec
(Instituto de Defesa do Consumidor) com oito das maiores operadoras de planos de saúde mostra
que elas vêm desrespeitando exigências da legislação e direitos do
consumidor.
Foram analisados 16 itens da
prestação de serviços feita por essas empresas e, segundo o Idec, o
desrespeito às normas variou entre 31% e 50% de acordo com cada operadora. O setor de saúde foi
o campeão de reclamações feitas
ao Idec no ano passado, com 2.163
queixas.
As empresas pesquisadas foram
Amil, Blue Life-Servital, Bradesco
Saúde, Golden Cross, Interclínicas, Medial Saúde, Sul América
Aetna e Unimed Paulistana. Essas
empresas representam 5 milhões
de usuários de planos de saúde,
ou 14% do mercado.
A campeã em infrações à legislação, segundo o Idec, foi a Unimed Paulistana: ela descumpriu
50% dos itens pesquisados. A
com menor percentual de infrações foi a Sul América, com 31%
dos itens pesquisados.
A pesquisa foi feita entre junho
e setembro do ano passado por 16
técnicos do Idec que aderiram a
planos de saúde como se fossem
consumidores comuns.
A avaliação foi feita em três etapas: na contratação, na vigência
do contrato e no cancelamento. O
teste avaliou a adequação à legislação de 12 práticas do setor e
quatro aspectos dos contratos.
Os principais problemas encontrados, segundo Karina Rodrigues, advogada do Idec, foram o
conteúdo da declaração de saúde
que o consumidor tem de preencher ao ingressar num desses planos, e a falta de agravo para quem
tem doença preexistente.
O agravo é um sobrepreço pago
por consumidores que, ao ingressarem em um plano, têm alguma
doença que exige carência. Eles
podem ter direito ao atendimento
imediato, desde que paguem
mais. Metade das empresas não
oferece essa opção.
Já as declarações de saúde foram consideradas incorretas pelo
Idec, pois não se restringem às
doenças ou lesões.
A Fenaseg (Federação Nacional
das Seguradoras) contesta o resultado do teste feito pelo Idec
com as oito empresas. Segundo
João Alceu Amoroso Lima, diretor de saúde da Fenaseg, "a metodologia do Idec é inadequada".
Segundo ele, existem 11 seguradoras no mercado com mais de
4,5 milhões de clientes e que realizam 77 milhões de procedimentos. "E o Idec pesquisou apenas 12
práticas", diz.
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