UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice semanal mostra que taxa está em queda

DA SUCURSAL DO RIO

Divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) revelou queda na inflação. A taxa ficou em 1,55% na semana passada, contra 1,83% da semana anterior.
O principal motivo para a redução foi a menor pressão sobre o preço dos alimentos, que caíram sob o efeito do início do período de pico da safra agrícola. Esse grupo havia subido 2,10% nas quatro semanas anteriores e agora registrou alta menor: 1,77%.
De acordo com a FGV, a queda do IPC "consolida o processo de desaceleração da inflação em fevereiro".
Assim como o IPC da Fipe, que mede a inflação na Grande São Paulo, o IPC-S é quadrissemanal. Ou seja, a cada semana é divulgada a inflação acumulada nos 30 dias anteriores. A diferença é que o índice da FGV cobre 12 importantes capitais.
A taxa geral só não caiu mais porque o grupo transportes, influenciado pelas altas dos ônibus urbanos (7,69%) e da gasolina (3,87%), ainda pressionou a inflação. Os preços desse grupo aumentaram 4,57% (5,49% da semana anterior).


Texto Anterior: Ano do dragão: Juro alto não espanta temor de inflação
Próximo Texto: Exportação recua pela 2ª vez seguida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.