São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VÔO DA ÁGUIA

Índice sobre expectativa do consumidor tem maior queda em um ano

Emprego derruba confiança nos EUA

DA REDAÇÃO

A preocupação com o mercado de trabalho derrubou o otimismo do norte-americano. O índice que mede a confiança do consumidor caiu em fevereiro para 87,3 pontos, o menor valor desde outubro de 2003. Em janeiro, ficara em 96,4 pontos.
O indicador, fixado em cem pontos em 1985 e medido pelo Conference Board, um instituto de pesquisas privado, é acompanhado de perto pelos analistas porque os gastos do consumidor respondem por dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA. E, quanto maior a confiança, mais provável é a compra.
"O otimismo rapidamente tem dado lugar à cautela. Os consumidores continuam desencorajados pelas atuais condições econômicas, e o núcleo dessa falta de encantamento é o mercado de trabalho", disse Lynn Franco, diretora do Conference Board.
A pontuação de janeiro havia sido a maior desde julho de 2002. Analistas esperavam uma queda, mas para 92,3 pontos. Foi a maior redução em um único mês desde fevereiro do ano passado, quando o índice caíra 14 pontos.
O número dos que esperam mais vagas caiu de 22% para 18,7%. E o dos que acreditam na piora do mercado de trabalho subiu de 15% para 18,1%.
A divulgação do dado derrubou os mercados em Wall Street, mas a queda diminuiu durante o dia. O índice Dow Jones, o principal da Bolsa de Nova York, perdeu 0,41%, para fechar aos 10.566,37 pontos, e o Nasdaq caiu 0,1%, para os 2.005,44 pontos.


Texto Anterior: Opinião econômica: Lendo Stiglitz, pensando Brasil
Próximo Texto: Panorâmica - Alerta: Dívida das empresas hipotecárias ameaça sistema financeiro, diz Greenspan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.