São Paulo, domingo, 25 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundos aderem a princípios para investir

DO COLUNISTA DA FOLHA

A governança corporativa e as preocupações com o ambiente e com a responsabilidade social das empresas já começam a ser itens que integram a avaliação dos fundos de pensão em suas análises de investimento.
Os fundos de pensão nacionais vão formalizar, amanhã, em cerimônia na Bovespa, a adesão aos Princípios para o Investimento Responsável (Principles for Responsible Investment ou PRI, em inglês), uma iniciativa da ONU cujo objetivo é fornecer diretrizes para incorporar variáveis ambientais sociais e de governança às decisões de investimento.
O PRI foi lançado em Nova York, em 2006, e conta hoje com a adesão de aproximadamente 150 investidores institucionais de todo o mundo. O diretor-geral da Unep, órgão da ONU, Paul Clements Hunt, estará no Brasil amanhã para a formalização da adesão dos fundos ao PRI.
O presidente da Previ, Sérgio Rosa, diz que o objetivo do PRI é criar novos critérios para os investidores institucionais decidirem para quais empresas e setores devem direcionar seus investimentos. Hoje, as decisões dos fundos de pensão levam em conta apenas os critérios financeiros.
"Os investidores institucionais estão bastante preocupados com essa questão de governança corporativa", diz Rosa.
A Previ participou do lançamento do PRI no ano passado e integra o grupo responsável pela gestão dos Princípios.


Texto Anterior: Preço das ações bateu no teto, diz consultoria
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Lula na inércia da história do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.