UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BT e Vivo podem ficar com empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

A Qualcomm pretende vender a Vésper para alguma operadora de telefonia do país. Existem duas candidatas: a operadora de celulares Vivo (reúne as antigas Telesp Celular e Telefônica Celular, entre outras empresas) e a operadora de telefonia fixa Brasil Telecom.
A Vésper quer ter cobertura nacional, mas ainda não atua em Minas Gerais, um dos Estados mais importantes para a telefonia do país. A Vésper atua em Minas como operadora fixa, mas utiliza principalmente a tecnologia CDMA, geralmente usada para celulares. Isso graças ao sistema WLL (Wireless Local Loop), que permite a instalação de "celulares fixos". Ou seja, aparelhos considerados de telefonia fixa, mas que não usam fio. Trabalham em uma espécie de frequência de rádio.
No Brasil, os aparelhos WLL são usados por operadoras de telefonia fixa. Mas a Vivo poderia achar uma brecha na legislação para oferecer serviços de telefonia celular com a infra-estrutura da Vésper. Isso porque a Vivo usa principalmente a tecnologia CDMA, usada pela Vésper em seus aparelhos WLL.
A Vivo não comentou a possibilidade de compra da Vésper. A Vésper, por sua vez, disse que o banco Morgan Stanley foi contratado para intermediar sua venda.
A Brasil Telecom é operadora de telefonia fixa no Centro-Oeste e no Sul. Com o negócio, a empresa conseguiria entrar nos principais mercados de telefonia fixa do país, como São Paulo e Rio. (LV)


Texto Anterior: Teles: Procon quer usuários da Vésper indenizados
Próximo Texto: Mercado financeiro: Dólar sobe com rumor de intervenção do BC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.