São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

No país, picapes impulsionam marca do Japão

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de possuir apenas 2,5% do mercado de automóveis, as vendas da Toyota dos chamados "comerciais leves" (como picapes e utilitários) vêm crescendo de forma acelerada no Brasil: a montadora japonesa possui hoje quase 10% desse mercado, ante uma participação de 3,4% nesse segmento no mesmo período em 2004.
Seus lançamentos desse tipo de veículo, como a Hilux e a Hilux SW4, chegaram para incomodar modelos equivalentes de outras montadoras. "A Toyota partiu quase do zero para conquistar o mercado. Desde o lançamento da Hilux e da SW4 ela vem ganhando mercado, já que esses produtos fizeram muito sucesso", diz José Caporal Filho, diretor da consultoria especializada no setor automobilístico Megadealer.
A GM, que em 2004 possuía 17,5% do mercado de comerciais leves, tem atualmente uma participação de mercado nesse segmento de 11,26%. "Ela sentiu a concorrência, e seus comerciais leves estão defasados. Mas isso são fases que cada montadora atravessa. A GM vai lançar novos produtos", afirma.
No caso da presença da Toyota em automóveis, houve queda: ela possuía 3,4% desse mercado em 2004, e caiu para 2,5% hoje. "A Toyota saiu na frente do mercado de sedãs com o Corolla, mas em 2006 houve muitos lançamentos, e ela também sentiu a concorrência", afirma.


Texto Anterior: Toyota supera GM e vira líder em vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.