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RODOVIA
Disputa pela Ayrton Senna pode terminar nos tribunais
AGNALDO BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL
A TPI (Triunfo Participações e Investimentos S.A.),
grupo de investimentos de
infraestrutura do Rio Grande do Sul, ameaça recorrer à
Justiça para reverter a perda
da concessão do corredor
Ayrton Senna-Carvalho Pinto. A empresa diz que se preparava para administrar a rodovia com a contratação de
300 funcionários.
A Artesp (Agência Reguladora dos Transportes em São
Paulo), depois de homologar
a Triunfo em janeiro, retirou
o direito de a empresa assumir o trecho após constatar a
incapacidade financeira do
grupo.
De acordo com a agência, a
empresa não apresentou as
garantias de nenhuma seguradora, tampouco conseguiu
depositar os R$ 118,8 milhões relativos aos 20% do
valor da outorga, conforme
determina o edital.
A eventual ação judicial
deve se concentrar, segundo
a Triunfo, na recusa da Artesp em conceder mais 30
dias para a assinatura do
contrato de concessão.
A agência havia informado
que tal permissão foi considerada ilegal dentro do processo, e negou o pedido.
A comissão de licitação da
Artesp, após a decisão de
afastar a Triunfo, anunciou a
abertura da proposta da segunda colocada, a Primav
Eco Rodovias, holding que
controla o sistema Anchieta-Imigrantes, vias que ligam a
capital paulista ao litoral
santista. A Eco Rodovias disse não ter sido notificada da
decisão, e não comentou.
A direção da Triunfo reconheceu, em nota, que teve
"algumas dificuldades" na
obtenção do seguro-garantia, mas atribuiu tudo a "fatores alheios a sua responsabilidade". Alegou que as "condições adversas" na economia mundial, especialmente
no setor de resseguros, levaram-na a não obter as garantias. Para ela, a não concessão de mais prazo "contraria
o interesse público".
A redução do preço do pedágio fica adiada. Pelo valor
de pedágio ofertado pela
Triunfo, a tarifa para cruzar
todo o trecho cairia de R$ 27
para R$ 13 após a assinatura
do contrato. O preço a partir
da oferta da segunda colocada não foi informado.
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