São Paulo, Terça-feira, 25 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia dá prioridade ao acordo com o FMI

das agências internacionais

O presidente da Comissão de Orçamento da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, Alexander Zhukov, disse ontem que a prioridade do governo a partir de agora será cumprir as metas previstas no acordo feito com o FMI (Fundo Monetário Internacional), ou seja, pagar as dívidas externas russas e reestruturar o sistema bancário do país.
Para Zhukov, o "destino" do país em 1999 e 2000 depende da solução desses problemas.
"Sem resolvermos a questão da dívida e reformarmos os bancos, não há o que conversar. Não há sequer como calcular o orçamento do próximo ano porque a dívida que temos agora é simplesmente grande demais para nós", disse.
Ele ressaltou que os recursos provenientes do FMI, Banco Mundial e do Japão, prometidos no acordo com o Fundo, são "cruciais" para o cálculo do orçamento do governo deste ano.
De acordo com Zhukov, que é apontado como braço direito do primeiro-ministro Serguei Stepashin, "a instabilidade política conspira contra o rublo".
A moeda russa desvalorizou, no ápice da recente crise política russa, há duas semanas, 25% num único dia.




Texto Anterior: Cai o superávit japonês em abril
Próximo Texto: Governo quer criar agência reguladora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.