São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006

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MERCADO ABERTO

Guilherme Barros

Venda de computador explode no Brasil

A combinação não poderia ser melhor. De um lado, dólar baixo. De outro, redução tributária. Beneficiada por esses dois efeitos, a venda de computadores explodiu no Brasil.
Segundo dados da IDC Informática, em 2005, foram vendidos 5,5 milhões de computadores (entre desktop e notebooks), 36% mais do que em 2004. Neste primeiro trimestre, a alta foi de 25%. A previsão é de serem negociados 6,5 milhões neste ano.
O mais interessante é que esse aumento de vendas se concentrou na classe C, que, até bem pouco tempo, não tinha acesso a esse mercado. Hoje, com o preço mais baixo, o computador tornou-se um objeto de consumo popular, semelhante à televisão.
A baixa cotação do dólar explica em parte essa explosão de vendas, já que quase a metade das peças ainda é importada. A MP do Bem 2, editada no ano passado, que baixou em 10% o PIS/Cofins para os computadores de até R$ 3.000, também ajudou bastante.
Até a venda ilegal de máquinas, o chamado "mercado cinza", caiu significativamente depois da redução tarifária, como se constata no gráfico ao lado.
Uma das empresas que mais aproveitaram essa oportunidade foi a Positivo Informática, que tem sede em Curitiba e acaba de completar 17 anos.
O salto da Positivo impressiona. De 23 mil computadores produzidos em 2003, a empresa deve pular para 700 mil neste ano. Só no primeiro trimestre foram 160 mil. Líder em vendas no país, à frente de multinacionais como Dell e HP, possui 13% do mercado total -26,4% sem o mercado cinza.
Segundo Hélio Rotenberg, piloto da Positivo, a empresa surfou na onda da baixa de impostos. "A experiência deveria ser estendida a outros setores", diz ele. "É a teoria econômica aplicada na prática."
Rotenberg diz também que a empresa soube aproveitar a oportunidade e lançou produtos que caíram no gosto popular, como um computador que também serve como TV e tem até suporte para antena. "As pessoas compravam o produto como se fosse a segunda televisão da casa", diz.

CAFÉ NO BAR
O conceito italiano de bar deve chegar ao Brasil pelo café Illy. A rede acaba de lançar no país o projeto da rede de cafeterias Espressamente, presente em diferentes países da Europa. "O bar italiano é diferente do que conhecemos, é um lugar onde é possível tomar o café da manhã, comer um prato rápido no almoço, tomar um café à tarde e um drink à noite", afirma Lauro Bastos, principal executivo da Illy no Brasil. A primeira unidade da cafeteria já foi fechada: será inaugurada no segundo semestre de 2007, no shopping Cidade Jardim. "Mas isso não significa que não podemos fechar outro negócio e abrir uma loja ainda antes", diz Bastos.

NOVO COMANDO
O executivo Rubens Lopes da Silva, diretor da M/Legate Soluções Empresariais, foi eleito o novo presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Rubens da Silva substituirá José Ronoel Piccin, que presidia a instituição há dois anos.

DESIGN 1
Para apoiar o Programa Brasileiro de Design, do Ministério do Desenvolvimento, os Correios estão emitindo selos especiais que divulgam a atuação brasileira nesse mercado e destacam profissionais premiados na área. O selo está sendo lançado na 1ª Bienal Brasileira de Design.

DESIGN 2
A Apex-Brasil e a Abedesign (associação de empresas de design), assinam, terça, um convênio de cooperação técnica e financeira para o "Brasign". O programa de exportação de serviços de design é um esforço de investimento de US$ 1 milhão, entre o aporte da Apex e das empresas da Abedesign.

CARGA PESADA
A Mineração Corumbaense, subsidiária do Grupo Rio Tinto Brasil, investirá R$ 7,3 milhões na compra de 11 caminhões e nove reboques para transportar sua produção de minério de ferro. A empresa espera um crescimento de 300 mil toneladas em 2007, chegando a 2,3 milhões de toneladas por ano.

PÉ GRANDE
No aniversário de 68 anos, a Casa Eurico, especializada em tamanhos grandes e dirigida por Claudia Rosenthal, lança edição de Havaianas e de sapatos de inverno até o nº 46

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