São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 2002

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COMUNICAÇÃO

Jornal vence pesquisa do "Mídia & Mercado" pelo 2º ano consecutivo e é o 1º em credibilidade e conteúdo

Folha é o veículo de mídia mais admirado

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo segundo ano seguido, a Folha é o veículo de comunicação mais admirado do país, segundo pesquisa realizada pela Troiano Consultoria de Marca, a pedido do grupo Meio & Mensagem (M&M), que edita anualmente o jornal "Mídia & Mercado".
Em uma escala de zero a cem, a Folha obteve o maior Índice de Prestígio da Marca (IPM), com 69 pontos, considerando quatro meios de comunicação (rádio, televisão, revista e jornal). Depois seguem "O Estado de S.Paulo" (66), Rede Globo (64), "Veja" (60), "Exame" (52), "Gazeta Mercantil" (51), "IstoÉ" e "O Globo" (49) e CBN e "Época" (45).
A pesquisa consultou nos meses de julho e agosto 790 profissionais do mercado publicitário ou 9,1% dos que receberam e responderam ao questionário encaminhado por mala direta (foram enviados 8.000). A seleção de jornais (20 títulos) e de revistas (30 títulos) levou em conta as maiores circulações. No caso de TV e rádio, foram incluídas só as redes.
O IPM começou a ser feito em 2000. Naquele ano, a Folha obteve 57 pontos, e "O Estado de S.Paulo", 59 pontos, quando foi o primeiro colocado. Em 2001, a Folha assumiu a liderança, com 64 pontos, e se mantém na primeira posição também neste ano.

Metodologia
O índice é calculado de uma média ponderada de nove atributos (credibilidade, conteúdo editorial/programação, eficácia, independência editorial, ética, atendimento comercial, competência dos profissionais, inovação e criatividade). O cálculo do índice resulta da frequência com que um determinado veículo é associado a cada atributo, combinada com a importância deles -o peso de cada um é dado pelos consultados.
Os veículos impressos, pela pesquisa do jornal "Mídia & Mercado", são os que mais aparecem na lista dos dez maiores IPMs. Nesse grupo, só a Rede Globo e a rádio CBN estão incluídas.

Credibilidade
No grupo dos jornais, a Folha é a primeira colocada nos atributos credibilidade e conteúdo editorial -66% e 67% dos entrevistados, respectivamente, citaram o jornal. "O Estado de S.Paulo" aparece em segundo lugar, com 63% e 59%, respectivamente. Depois seguem "Gazeta Mercantil" (42% e 37%), "O Globo" (32% e 32%), "Jornal do Brasil" (18% e 15%) e "Zero Hora" (15% e 14%).
"Essa pesquisa reflete o prestígio que as marcas têm perante o mercado publicitário", afirma Roberto Perrone, editor de projetos especiais do grupo Meio & Mensagem e editor do jornal "Mídia & Mercado". "Acreditamos que esse índice influencie as decisões dos anunciantes."
O "Mídia & Mercado", diz, tem a intenção de colaborar com a análise de desempenho dos meios de comunicação. "O IPM é um indicador mais subjetivo."
"Mídia & Mercado" é publicado há três anos com o evento Maximidia - Encontro Internacional de Comunicação, promovido pelo grupo M&M, que acontece até amanhã no Transamérica Expo, em São Paulo.


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