São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

América Latina deve ter desaceleração moderada, diz Citi

Menor demanda por parte dos países industrializados e queda do dólar devem diminuir crescimento da região em 2008

Projeção do banco é que os países latino-americanos vão crescer, em média, 4,6% no ano que vem, ante estimativa de 5% neste ano

GUILLERMO PARRA-BERNAL
DA BLOOMBERG

O crescimento econômico da América Latina se desacelerará no ano que vem devido à redução da demanda por parte dos países industrializados e à desvalorização do dólar, de acordo com o Citigroup, uma das maiores instituições financeiras do mundo.
O Citigroup prevê que a maioria dos países da região enfrentará dilemas referentes a políticas públicas, à medida que suas economias começarem a se desacelerar "moderadamente". Além disso, a inflação se intensificará e os superávits em conta corrente desses países se transformarão em pequenos déficits, escreveu em relatório na semana passada o economista-chefe para a América Latina do banco, Alberto Ades.
A expansão econômica da região deve recuar para a média de 4,6% em 2008, comparativamente aos 5% previstos para este ano, segundo Ades.

Mais afetada
A América Latina será a região de mercados emergentes que será mais afetada por uma desaceleração da economia dos Estados Unidos e as piores condições de financiamento, segundo relatório da EIU (Economist Intelligence Unit), a divisão de estudos da revista "The Economist". Ainda segundo o estudo, a expansão da região também será afetada pelos "ritmos de investimento relativamente baixos".
"De acordo com a EIU, o próximo ano será "menos propício para o crescimento" que o atual, em que os mercados emergentes têm tido resultados "excepcionais".
O PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina deverá crescer, segundo o estudo divulgado no final da última semana, 3,8% no ano que vem e 4,2% em 2009 -a previsão para este ano é que a região cresça 5,1%, índice menor que a expansão registrada no ano passado, que foi de 5,3%.


Com a Redação

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Lucro bilionário dos bancos tem alta de 90% em 2007
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.