São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

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B2W supera susto com Submarino e aumenta vendas

Companhia criada a partir da fusão com Americanas.com resolve limitações tecnológicas e bate recordes de pedidos

Americanas.com implanta o próprio sistema no Submarino para que enfrentassem pedidos de Natal sem transtornos

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do susto que tomou do Submarino meses após a fusão com a Americanas.com, a B2W (Companhia Global do Varejo), líder do comércio eletrônico no país, bateu um recorde, registrando 75 mil pedidos em um único dia.
A Folha apurou com executivos da Americanas e do Submarino que, antes da fusão -ocorrida no final de dezembro de 2006-, os pedidos médios diários anunciados pelo Submarino giravam em torno de 10 mil, número muito próximo do registrado pela Americanas.com.
Quando a operação de fusão foi concretizada e os pedidos do Submarino passaram a ser registrados pela B2W, verificou-se que a média do Submarino era de 8.000 pedidos diários -20% menos.
Dois motivos explicariam essa queda. Um seria a sazonalidade das vendas, que, entre agosto e setembro, costumam ser mais baixas. O outro seriam limitações tecnológicas do site varejista.
Um ex-diretor do Submarino, que não quis se identificar, afirma que, antes da fusão, já estavam planejados investimentos em um novo sistema que permitiria gerenciar melhor o tráfego de pedidos pelo site, possibilitando receber mais pedidos. O investimento previsto era de cerca de US$ 5 milhões apenas para a aquisição desse software.

No limite
Técnicos que trabalham diretamente no sistema do Submarino afirmam que, naquele momento, o site estava prestes a estourar o limite operacional. Não que faltassem máquinas potentes. O problema estava no software utilizado, que restringia a capacidade de processamento dos servidores até 4 gigabytes.
Quanto mais pedidos, mais capacidade de processamento os servidores precisam ter. Isso explicaria, por exemplo, as repetidas quedas do serviço do Submarino e as páginas fora do ar sempre que os pedidos exigiam mais dos servidores.
Quando percebeu o problema, a Americanas decidiu implantar o seu próprio sistema no Submarino para que enfrentassem a explosão de pedidos que ocorre no Natal sem transtornos. Esse processo durou apenas um mês, e os sites hoje suportam o que os especialistas em informática chamam de "estresse do sistema".
Procurada pela Folha, a B2W negou, por meio de sua assessoria de imprensa, qualquer mudança nos sistemas de tecnologia dos dois sites após a fusão.

Marca histórica
Desde o início das vendas de Natal, que, para os varejistas, começam no dia 15 de novembro, a B2W atingiu picos inéditos de 75 mil pedidos diários e está mantendo a média em 40 mil pedidos.
A B2W é uma empresa que, além da Americanas.com e do Submarino, engloba as atividades dos sites Shoptime, Blockbuster Online, Ingresso.com, Submarino Finance e B2W Viagens.
Mesmo ainda aguardando a consolidação desse processo de "sinergia", que traria economia da ordem de R$ 800 milhões, os analistas de mercado recomendam as ações da empresa. E não é por acaso.
De acordo com o último balanço da B2W, divulgado na semana passada, nos primeiros nove meses de 2007, a receita bruta cresceu 45% e atingiu R$ 2,301 bilhões. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações excluindo despesas extraordinárias) foi de R$ 220 milhões, 63% a mais do que no mesmo período do ano passado. (JW)


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