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EDUCAÇÃO
Governo estuda isenção de tributo para material escolar
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo estuda isentar
de tributos federais o material escolar. De acordo com o
ministro Fernando Haddad
(Educação), o presidente Lula consultou o ministério a
respeito da ideia e recebeu
uma resposta positiva.
"Pesa no bolso do trabalhador a aquisição do material escolar no começo do
ano. Há uma demanda legítima para estender esse benefício ao material escolar."
Ainda não se definiu qual
será o valor da redução nem
quais serão os itens a serem
contemplados. Segundo
Haddad, os cálculos relativos
ao impacto financeiro da medida estão sendo feitos pela
Receita Federal.
Ele afirmou que atualmente já não recaem tributos sobre os livros didáticos. No caso das escolas públicas, eles
são comprados pelo Ministério da Educação.
Caso a ideia, antecipada
ontem pelo jornal "O Globo",
realmente seja colocada em
prática, ela deverá valer já
para o ano que vem. Para que
isso aconteça, a decisão terá
de ser anunciada nas próximas semanas.
Avaliação
Cursos técnicos oferecidos
pelo poder público, entidades privadas e Sistema S passarão a ser avaliados pelo governo. Convênio nesse sentido foi assinado entre o Inep
(instituto ligado ao MEC) e o
Ipea (Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada). A partir dessa parceria, devem ser
criados parâmetros de avaliação, mas não haverá uma
prova, diferentemente do
que acontece com a educação básica e a superior.
O que deverá ser medido é
o impacto dos cursos sobre a
trajetória profissional do
aluno -se depois ele conseguiu um emprego melhor,
por exemplo.
O MEC colocou ontem na
internet (www.mec.gov.br/consultaacordo) uma
plataforma que permite o
acompanhamento dos cursos técnicos oferecidos pelo
Sistema S .
Como revelou ontem a Folha, em 12 Estados e no DF
não estão sendo cumpridos
os percentuais de 50% das
vagas para o Senai e de 20%
para o Senac, estabelecidos
em acordo com o governo.
Para Haddad, os indicadores mostram que o acordo
vem sendo cumprido considerando todos os Estados somados, mas é preciso discutir com as entidades as disparidades regionais.
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