São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rentabilidade é maior do que nos Estados Unidos

DA REPORTAGEM LOCAL

A rentabilidade das empresas brasileiras atingiu níveis recordes desde 2003, o que ajuda a explicar o aumento das remessas de lucros e dividendos. Em 2006, no acumulado em 12 meses até setembro -data dos últimos balanços- a rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 18,4%, em média, segundo levantamento feito pela Economática para a Folha.
Nos últimos quatro anos (2003-2006) a rentabilidade média das empresas brasileiras com ações em Bolsa superou a de empresas similares dos EUA e equiparou-se às do México. "Essa rentabilidade elevada é resultado dos enormes lucros obtidos pelas empresas de capital aberto", diz Fernando Exel, sócio da Economática.
Segundo Exel, até 2002 a rentabilidade média dessas empresas ficava abaixo de 10% ao ano. Desde 2003, a ROE disparou puxada pelas empresas exportadoras, as de mineração, de siderurgia e de petróleo devido ao aumento dos preços internacionais das commodities.
A rentabilidade do setor financeiro também cresceu, atingindo 24,1% em setembro deste ano, impulsionada pela expansão da área de crédito. Mas Exel diz que a alta rentabilidade deve ser vista com reservas. "O resultado das empresas não financeiras também foi turbinado pela valorização do real que reduziu suas dívidas e aumentou o lucro", observa.
Para Exel, é difícil afirmar que o Brasil é atraente para o investimento estrangeiro com base na rentabilidade das empresas locais. "Se o país fosse atraente para investimentos não teria saído tanto dinheiro na forma de dividendos. As empresas teriam reinvestido nos seus negócios", acrescenta.
A fatia do lucro distribuída aos acionistas na forma de dividendos (pay-out) pulou de 42,7% em 2002, para 48,5% em 2005, segundo dados da Economática. Não há estatísticas de quanto as empresas reinvestiram no país. "Acredita-se que a maior parte do lucro é reinvestida", diz Octavio de Barros, do Bradesco.


Texto Anterior: Remessa de lucro triplica no governo Lula
Próximo Texto: Investimento chega a US$ 33 bi em 2006
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.