São Paulo, terça, 26 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peugeot pretende cortar 8,3 mil vagas

das agências internacionais

O grupo francês PSA Peugeot Citroën quer adotar um programa de aposentaria antecipada para cortar cerca de 8.300 postos de trabalho nos próximos cinco anos.
O plano, apresentado após cerca de quatro meses de negociações com os sindicatos franceses, prevê a antecipação da aposentadoria para 12.500 empregados até 2003. Apenas um terço das vagas seriam novamente preenchidas. O grupo tem 92 mil funcionários na França.
O plano, que visa elevar a produtividade da empresa, prevê também a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais, em média, sem corte de salários.
A medida é semelhante ao banco de horas adotado por montadoras no Brasil. Pretende flexibilizar o horário de acordo com o ritmo de vendas. Algumas semanas seriam mais longas, outras mais curtas. A média anual seria mantida. A empresa alega que precisa reorganizar a produção para não perder competitividade.
A Peugeot quer adotar o sistema a partir de setembro. Os sindicatos têm prazo até dia 2 para dar uma resposta. A CGT, central que representa 70% dos empregados, é contra. Teme que a flexibilidade leve a jornadas de até dez horas por dia, seis dias por semana.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.