São Paulo, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice da Fipe alcança 1,29% em SP

MAURO ZAFALON
da Redação

A escalada do dólar continua influenciando a taxa de inflação em São Paulo. Nos últimos 30 dias terminados em 21 de fevereiro, os preços subiram, em média, 1,29%. As maiores pressões vieram de alimentos, que foram responsáveis por 60% da taxa de inflação.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que atribui esses aumentos à alta do dólar.
Segundo o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, Heron do Carmo, os maiores aumentos foram de produtos ligados às commodities (trigo, soja, café, carnes etc). Esses produtos ou são negociados em dólar ou têm a moeda norte-americana como referência em suas negociações.
Os alimentos subiram, em média, 2,55% na terceira quadrissemana de fevereiro em São Paulo. Eles foram empurrados para cima pelos aumentos da carne bovina, que subiu 7,88% no período.
Outro setor que vem forçando a alta da inflação é o de derivados de trigo, produto que o país importa. A farinha já subiu 8,35%, forçando aumento de 7,22% no pãozinho.
Outros alimentos que vêm pressionando a inflação são café (13,43%), óleo de soja (9,66%) e alimentos importados como bacalhau e azeitona, ambos com 6%.
Fora dos alimentos, a alta do dólar ainda teve pouca influência. Uma delas é sobre os gastos com habitação, devido aos aumentos de preços no setor de aparelhos de imagem e de som (5%). Os aparelhos de televisão já acumulam alta 6,42%. O líder de aumento após a desvalorização são os filmes para máquina fotográfica (20,31%).
A taxa de inflação de fevereiro deve ficar em 1,5%, segundo a Fipe. Já os índices que pesquisam preços no atacado, como IGP e IGP-M, devem registrar taxas maiores. O IGP-DI deve superar 4%.


Texto Anterior: Preço no atacado eleva inflação a 3,6%
Próximo Texto: Recessão vai definir fôlego dos reajustes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.