UOL


São Paulo, sábado, 26 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Apesar da queda de 2,1% na semana, ganho em abril está em 7,56%; alta pode ser maior se juros caírem

Bolsa deverá ser melhor aplicação do mês

DA REPORTAGEM LOCAL

Após dois dias em queda, o Ibovespa fechou ontem praticamente estável, com alta de 0,04%. Na semana, o índice recuou 2,1%, mas ainda acumula ganho de 7,56% em abril e deve encerrar a próxima semana como a melhor aplicação do mês, pela segunda vez consecutiva.
Entretanto os analistas acreditam que a Bovespa só deverá subir de forma mais acentuada quando os juros caírem. Segundo eles, a taxa básica de juros em 26,5% ao ano restringe o número de investidores dispostos a aplicar em ações.
Além disso, os analistas dizem que, no atual patamar de juros, os aplicadores tendem a ficar mais avessos ao risco. Dessa forma, a reação a notícias como a alta dos índices de inflação e o mau desempenho das Bolsas internacionais tende a ser mais negativa e acentuar as baixas no pregão.

Elétricas
As ações das empresas de energia são as que mais subiram neste mês na Bolsa. O índice que mede a rentabilidade do setor registra alta de 14,9% no mês, mas ainda apresenta queda de 28,5% nos últimos 12 meses.
Apesar da valorização, o alto endividamento atrapalha as empresas. Para os especialistas do setor, as ações ainda podem cair, pelo menos enquanto as instituições não apresentarem uma perspectiva que indique que o pagamento das dívidas será feito.
A aprovação anteontem na Assembléia Legislativa de São Paulo da operação de ajuda à Cesp praticamente não alterou a cotação dos papéis da empresa ontem. A ação PN, a mais negociada, fechou com alta de 0,51%. Mas, na semana, a ação acumulou queda de 11,37%.
Ontem a agência internacional de análise de crédito Standard & Poor's rebaixou a classificação do crédito da Eletropaulo de SD ("selective default", ou calote iminente) para D ("default", ou calote). Isso porque a empresa anunciou que não honrou o pagamento de uma amortização no valor de US$ 25 milhões que deveria ser feito no dia 15 deste mês.
Para a agência, a atual situação da Eletropaulo não permitirá o pagamento dos juros e amortizações previstos para este ano. Segundo dados da Economática, a ação PN da empresa fechou ontem em alta de 0,93%, mas na semana os papéis caíram 9,7%.


Texto Anterior: Polémica: Rotulagem para produtos com 1% ou mais de transgênicos é obrigatória
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.