UOL


São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Longe da...
Os consumidores preferem cada vez mais reduzir os prazos médios de financiamento e não usar os empréstimos de longo prazo, segundo os indicadores da consultoria Partner de abril.

...venda a prazo
Os financiamentos para veículos com prazo de 17 meses caíram 21%. Os empréstimos pessoais com prazo médio de seis meses tiveram queda de 8,4%.

Saída
De acordo com a pesquisa da Partner, a opção tem sido o cartão de crédito, que representa uma linha de financiamento de curto prazo.

Aspecto cultural
As diferenças culturais entre os Estados fazem diferença para os negócios, segundo estudo do Instituto de Marketing Industrial. O Rio foi identificado como o local em que as empresas lidam melhor com a tensão.

Aperto
Entre as estimativas que o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) divulga hoje está a de investimentos estrangeiros diretos: US$ 10 bilhões neste ano.

Mais animado
O Ecad fechou os números de arrecadação de direitos autorais relativos ao Carnaval: foram R$ 4,6 milhões, um crescimento de 32% em relação a 2002.

Energia
O vereador Eliseu Gabriel (PDT-SP) coordena hoje pela manhã, na Câmara Municipal de São Paulo, o seminário "Energia - Crise e Solução".

Fênix
A Arapuã vai reformular 20% de suas 88 lojas até o final do ano. O novo projeto dará destaque à linha de móveis. O segmento, depois de seguidos aumentos nas vendas, representa 35% da receita do grupo.

Debate
O Núcleo de Jovens Empreendedores da Fiesp vai discutir, nesta semana, as principais transformações políticas e econômicas desde o fim do regime militar e seus efeitos para o governo Lula.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Sem ameaças

O crescimento médio do valor das importações, de 3,9% no primeiro trimestre, foi resultado de aumentos concentrados em alguns setores, segundo a Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior). Apenas 12 dos 29 setores importadores analisados registraram aumento nos valores no período. Desses, quatro tiveram participação predominante: petróleo e carvão, químicos, refino de petróleo e petroquímicos e material elétrico, influenciados pelos aumentos de preços. Em relação ao volume, apenas seis dos 29 setores analisados registraram crescimento efetivo: agropecuária, parte de minerais e de metalurgia, químicos, plásticos e abate de animais. Ou seja: as importações não ganharam fôlego ainda.

Próximo Texto: Previdência: Medo de reforma engorda fundos privados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.