São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres e jovens são maioria

DA SUCURSAL DO RIO

Dos 2,812 milhões de pessoas sem emprego nas seis principais regiões metropolitanas do país em abril, 47% tinham menos de 24 anos de idade, 56,3% eram mulheres e 43,1% possuíam o nível médio completo, informa o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo o IBGE, 20% dos desempregados procuravam trabalho pela primeira vez em abril.
Segundo Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego, esse retrato é, em geral, de integrantes secundários da família. São pessoas que, segundo ele, podem ficar eventualmente sem emprego e procuram trabalho por um período maior, por não serem chefes do domicílio.
De acordo com o IBGE, apenas 26,3% das pessoas sem emprego em abril eram chefes de famílias. É que essas pessoas, diz Pereira, não podem ficar muito tempo sem trabalho e se ocupam com a primeira vaga que aparece.
Segundo o IBGE, a maioria das pessoas que ingressaram no mercado em abril e conseguiram arrumar um trabalho tinha mais de 50 anos, baixa escolaridade (ensino fundamental incompleto) e ganhava até R$ 240. Essas pessoas, em sua maioria, empregaram-se no setor informal. Segundo Pereira, esse é o perfil de quem não pode ficar desempregado.
Já os que entraram no mercado e não arrumaram uma colocação são mulheres ou estão na condição de filho no domicílio e têm o ensino médio completo.


Texto Anterior: Trabalho: Desemprego terá queda no 2º semestre, diz Berzoini
Próximo Texto: Brasil em foco: Taxa tem aumento maior no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.