|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Fluxo de turistas ao Brasil aumenta 11,8% em 2005
Foram 5,4 milhões de visitantes estrangeiros; meta para este ano é 7 milhões
Totais contam viajantes a lazer e a negócios; Europa é o continente de onde mais vêm pessoas ao Brasil; por país, líder é a Argentina
FABÍOLA SALANI
DA REDAÇÃO
Em 2005, o total de turistas
estrangeiros no Brasil cresceu
11,8% na comparação com
2004, de 4,8 milhões para 5,4
milhões. Desse contingente, a
maior parte veio da Europa, o
maior emissor de turistas para
o país. Individualmente, a Argentina lidera o ranking.
A expansão do total de europeus ficou pouco acima da média nacional: 12,8%, passando
de 2 milhões de pessoas.
Apesar de estar crescendo
num ritmo maior do que o turismo mundial, que no ano passado teve uma expansão de
5,5%, segundo dados da Organização Mundial do Turismo, a
velocidade desse crescimento
está mais baixa. Em 2004, o total de turistas estrangeiros no
Brasil havia subido 16%.
A meta para este ano é atrair
7 milhões de visitantes de fora
do país, o que significaria alta
de 30%. Apesar de os números
sugerirem que ela não vai ocorrer, o ministro do Turismo,
Walfrido dos Mares Guia, se
mostra otimista.
"Nós vamos conseguir atingi-la, principalmente se for solucionada a crise da Varig", disse
ele, por meio de sua assessoria.
"Mas, se não conseguirmos, vamos chegar bem perto." O gargalo está na capacidade dos
vôos que chegam do exterior.
"Estamos trabalhando para aumentar o total de assentos disponíveis para vir ao Brasil, temos uma demanda reprimida
grande."
Portugal
Depois do crescimento expressivo de mais de 50% em
2004, quando passou a ocupar
a terceira posição entre os países com mais turistas no Brasil,
Portugal se expandiu apenas
6,1% no ano passado. Mesmo
assim, os 357,6 mil portugueses
que vieram em 2005 para cá
mantiveram o país no terceiro
lugar do ranking.
Há uma série de fatores que
explicam essa consolidação:
mais vôos diretos ligando os
dois países e inclusive fazendo
a rota Lisboa-Nordeste, poupando o tempo do turista, novos hotéis de ponta -turistas
europeus preferem hotéis mais
luxuosos a pousadas simples-
e o sucesso das novelas.
"As novelas são uma grande
propaganda do Brasil em Portugal, o público daqui fica querendo conhecer aqueles lugares
que vê na TV", resume Luís Tonicha, da operadora portuguesa Abreu Viagens.
Texto Anterior: A Starbucks no mundo Próximo Texto: Crise no ar: Arrendadora retoma avião da Varig, que precisa de US$ 50 mi Índice
|