São Paulo, quarta, 26 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setores financeiro e tecnológico puxam queda de 1,16% em NY

RENATO FRANZINI
de Nova York

As ações negociadas na Bolsa de Nova York sofreram ontem forte queda pelo segundo dia consecutivo, novamente com destaque negativo para papéis dos setores financeiro e tecnológico.
O índice Dow Jones, que mede as 30 ações mais negociadas no pregão, fechou em queda de 123,58 pontos (1,16%), a 10.531,09 pontos. Na segunda-feira, o índice havia caído 174,61 pontos (1,6%).
O índice chegou a subir mais de cem pontos no início do pregão, com o anúncio de uma estatística mostrando uma maior disposição dos consumidores a gastar.
No geral da Bolsa de Nova York, 1.909 ações ficaram mais baratas e 1.082 se valorizaram ontem.
Segundo analistas financeiros, o mercado estaria fazendo "um ajuste" devido ao alto preço das ações, depois que o Dow Jones quebrou o recorde de 11 mil pontos há menos de um mês.
"Acredito que o mercado estava significativamente sobrevalorizado e parece que estamos caminhando para um valor mais justo", disse à agência Reuters Douglas Cliggott, estrategista do banco de investimentos JP Morgan.
Temor sobre juros
O que detonou a onda de desvalorização das ações foi o anúncio que o Fed (banco central dos EUA) fez na semana passada de que pode subir os juros no futuro.
Os investidores passaram a vender ações que haviam subido muito nos últimos meses para investir no mercado de títulos do governo.
As ações que estavam mais valorizadas eram as de tecnologia.
O índice Nasdaq (que mede o setor tecnológico) caiu 72,77 pontos (2,97%), depois de ter caído 67 pontos na segunda. Fechou a 2.380,89 pontos.
Entre as ações que mais caíram, destacam-se a Amazon.com (4,5%), Yahoo Inc. (7,9%) e America Online Inc. (4%).
Até ações das gigantes do ramo caíram: Microsoft (1,3%), Hewlett Packard (0,5%) e IBM (1,1%). Ações dessas companhias compõem o índice Dow Jones.

Ásia e Europa
Os mercados acionários europeu e asiático também sofreram queda ontem, acompanhando a desvalorização de Nova York. A Bolsa de Londres recuou 1,15%. A de Paris caiu 0,55% e a de Tóquio registrou desvalorização de 1,08%.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.