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AVIAÇÃO
Empresas ampliarão número de vôos compartilhados
TAM adia por mais 90 dias decisão sobre a compra da Transbrasil
LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL
A TAM e a Transbrasil decidiram prolongar por mais 90 dias o
seu acordo de "code share" e ampliar de 70 para 130 o número de
vôos compartilhados diários. A
decisão deve ser anunciada oficialmente nesta semana.
A Folha apurou que a TAM decidiu adiar a decisão sobre a compra ou não da Transbrasil -que
deveria ser tomada até o fim do
mês- depois que seus executivos
começaram a examinar os números financeiros da Transbrasil. A
dívida da empresa seria oficialmente de R$ 800 milhões, mas os
dados que a consultoria Merrill
Lynch levantou até agora indicam
que o rombo pode ser maior.
A ponte aérea entre São Paulo
(Congonhas) e Rio (Santos Dumont) tende a ficar de vez com a
TAM. Há semanas a Transbrasil
deixou de voar nessa rota, alegando manutenção em seus aparelhos.
A TAM continua interessada
em comprar a companhia do empresário Omar Fontana -que resistiu a qualquer tipo de aproximação nesse sentido durante
anos, mas acabou por dar carta
branca ao genro Antônio Celso
Cipriani, presidente da Transbrasil, para negociar.
O entusiasmo que havia no início do acordo operacional, firmado dia 3 de abril, diminuiu ao longo do processo de compartilhamento de vôos. Os valores das dívidas oficiais da Transbrasil e
TAM são muito próximos, em
torno de R$ 800 milhões cada
uma. Mas a TAM não deve nada
ao governo e tem um trânsito razoável no sistema financeiro. Já a
Transbrasil tem uma grande pendência com a União.
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