UOL


São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Reunião sobre 0300 de empresa aérea acaba em bate-boca e ameaça de prisão
Acabou em bate-boca e ameaça de prisão uma reunião ocorrida ontem na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados que tratava dos serviços telefônicos de prefixo 0300 (que cobra um valor por minuto de ligação) utilizados pelas companhias aéreas para marcação de vôos e consultas.
Os deputados da comissão dizem considerar o 0300 abusivo e queriam obter das companhias o compromisso de suspensão do serviço. Em determinado ponto da reunião, da qual participaram deputados da comissão e representantes das empresas, o deputado Celso Russomanno (PP-SP) se desentendeu com o lobista Anchieta Hélcias, consultor da presidência da TAM e diretor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias.
O entrevero começou quando Russomanno apresentou ao lobista o gasto da Câmara em maio com o serviço (R$ 25.470, segundo o deputado). Hélcias reagiu e disse que comparações do tipo não eram sérias.
O deputado afirmou que Hélcias estava considerando, então, que ele não trabalhava seriamente. Segundo o lobista, o deputado lhe deu voz de prisão por desacato a autoridade, apesar de não ter essa prerrogativa. Russomanno nega e afirma que chamou a segurança da Câmara, que tem poder de polícia, porque o lobista teria se exaltado e estaria descontrolado.
A reunião terminou e o termo de ajuste de conduta que a comissão tentava acertar foi adiado. Russomanno disse que vai prestar queixa contra o lobista sob o argumento de ele teria dito que "sabia de muita coisa errada ali para contar".
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Visão da ONU: AL só cresce mais que área em guerra
Próximo Texto: Greenspan contra-ataca: Risco de deflação faz Fed cortar os juros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.