São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

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FINANÇAS

Presidente do banco diz que instituição tem baixo retorno e custos altos

Unibanco admite desempenho fraco

DA REPORTAGEM LOCAL

O quinto maior banco privado do país, o Unibanco, vem dando retorno abaixo do esperado, tem custos elevados e a imagem de ser um banco caro na prestação de serviços. A avaliação, num momento de rara franqueza visto no mercado financeiro, é do próprio presidente do banco, Pedro Moreira Salles.
Ontem, ele falou a analistas financeiros sobre as metas da instituição. Em 2006, segundo Moreira Salles, o Unibanco quer atingir rentabilidade de 20% sobre o patrimônio líquido -nível em que está hoje o Bradesco, com 19,2% de rentabilidade anualizada no primeiro semestre. O retorno obtido pelo Unibanco no período foi de 16,4% ao ano, nível que vem mantendo nos últimos anos.
Para chegar lá, o Unibanco vem se reestruturando desde o início do ano. Segundo seu presidente, o aumento da rentabilidade virá dos ganhos de escala e da redução de custos. "Os custos ainda são elevados devido à estratégia de aquisições [de bancos] dos últimos anos, mas estamos entrando em um cenário de queda dos juros e redução do "spread" bancário e temos de nos ajustar", disse.
O Unibanco pretende expandir a rede de varejo e dar ênfase à "venda cruzada", segundo Moreira Salles. Esse tipo de estratégia, da forma como ocorre no mercado financeiro, consiste em vender produtos, como seguros, títulos de capitalização ou planos de previdência, de forma aleatória, quando um cliente busca crédito, por exemplo, ou outros serviços. (SANDRA BALBI)


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