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FINANÇAS
Presidente do banco diz que instituição tem baixo retorno e custos altos
Unibanco admite desempenho fraco
DA REPORTAGEM LOCAL
O quinto maior banco privado
do país, o Unibanco, vem dando
retorno abaixo do esperado, tem
custos elevados e a imagem de ser
um banco caro na prestação de
serviços. A avaliação, num momento de rara franqueza visto no
mercado financeiro, é do próprio
presidente do banco, Pedro Moreira Salles.
Ontem, ele falou a analistas financeiros sobre as metas da instituição. Em 2006, segundo Moreira Salles, o Unibanco quer atingir
rentabilidade de 20% sobre o patrimônio líquido -nível em que
está hoje o Bradesco, com 19,2%
de rentabilidade anualizada no
primeiro semestre. O retorno obtido pelo Unibanco no período foi
de 16,4% ao ano, nível que vem
mantendo nos últimos anos.
Para chegar lá, o Unibanco vem
se reestruturando desde o início
do ano. Segundo seu presidente, o
aumento da rentabilidade virá
dos ganhos de escala e da redução
de custos. "Os custos ainda são
elevados devido à estratégia de
aquisições [de bancos] dos últimos anos, mas estamos entrando
em um cenário de queda dos juros e redução do "spread" bancário e temos de nos ajustar", disse.
O Unibanco pretende expandir
a rede de varejo e dar ênfase à
"venda cruzada", segundo Moreira Salles. Esse tipo de estratégia,
da forma como ocorre no mercado financeiro, consiste em vender
produtos, como seguros, títulos
de capitalização ou planos de previdência, de forma aleatória,
quando um cliente busca crédito,
por exemplo, ou outros serviços.
(SANDRA BALBI)
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