São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar faz Fipe prever inflação maior no mês

DA REDAÇÃO

E DA FOLHA ONLINE

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) voltou a revisar para cima a taxa de inflação para este mês. Prevista inicialmente em 0,3%, a taxa foi revisada para 0,5% na semana passada. Ontem, Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da fundação, fez nova revisão, para 0,6%.
Câmbio e aumentos sazonais foram os principais fatores da revisão. O economista da Fipe diz que o novo patamar do dólar poderá elevar ainda mais os preços dos alimentos industrializados, principalmente pãozinho e óleo de soja, itens que já vêm pressionando a taxa de inflação.
Se o dólar for confirmado no patamar dos últimos dias, a taxa de inflação terá novas pressões, segundo o economista da Fipe. A curto prazo, a desvalorização deverá afetar os preços dos alimentos. A seguir, os de gasolina e gás. A médio prazo, a pressão virá das tarifas públicas, que têm como componentes de reajustes o dólar e a inflação passada.
Na terceira prévia deste mês, a inflação do município de São Paulo ficou em 0,73%. A maior alta entre os grupos pesquisados foi a da alimentação, 1,46%. O grupo habitação subiu 1,16%.
Dois grupos tiveram deflação: transportes, com baixa de 0,70%, e educação, com retração de 0,14%.
Os demais grupos pesquisados pela Fipe apresentaram as seguintes variações: despesas pessoais, com alta de 0,71%; saúde, com reajuste de 0,43%; e vestuário, com aumento de 0,38%.
O IPC-Fipe é calculado com base na variação de preços de produtos e serviços consumidos por famílias com renda entre 1 e 20 salários mínimos.


Texto Anterior: Efeito dólar: Varejistas importam sem intermediários
Próximo Texto: Aviação: Embraer importa e exporta menos entre janeiro e agosto deste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.