UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas dizem que produto é seguro

DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

Cerca de 700 cientistas de diversos países enviaram ontem um carta aberta ao presidente Lula na qual respaldam, indiretamente, o parecer da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) que afirma que a soja transgênica produzida pela Monsanto é segura para o ambiente e para o consumo humano e animal.
"A CTNBio deve ser considerada a instância multidisciplinar decisória sobre a segurança dos produtos transgênicos e os produtos por ela considerados seguros devem ter a credibilidade do consumidor brasileiro", diz o texto da carta, aprovado anteontem, na abertura do 3º Congresso Brasileiro de Biossegurança e o 3º Simpósio Latino-Americano de Produtos Transgênicos, em Recife.
Em 1998, a CTNBio aprovou um relatório no qual considerava seguros o plantio e a comercialização da soja transgênica produzida pela Monsanto. O parecer seria um dos últimos passos antes da liberação definitiva desse plantio, caso a autoridade da CTNBio para emitir relatórios conclusivos não tivesse sido contestada na Justiça. O processo segue até hoje.
A Anbio (Associação Nacional de Biossegurança), organizadora do evento, convocou uma entrevista com as principais autoridades no congresso, cerca de 15 cientistas, que não manifestaram receio sobre a liberação da soja transgênica no Rio Grande do Sul.
"No caso específico da soja transgênica, há o respaldo da OMS (Organização Mundial da Saúde)", afirmou o representante da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) para América Latina e Caribe, Juan Izquierdo.
O professor de tecnologia alimentícia da Universidade de Valencia (Espanha) Daniel Vidal disse que "nenhum produto alimentício no mundo foi tão testado quanto a soja transgênica".
Informado pela Folha sobre as declarações dos cientistas, a assessoria de imprensa do movimento por um Brasil Livre de Transgênicos afirmou que o congresso foi organizado pela ex-presidente da CTNbio, Leila Oda, que estava no cargo quando o parecer foi aprovado. Oda é presidente da Anbio. (AS)


O jornalista André Soliani viajou a convite da Anbio


Texto Anterior: Interino estava constrangido, diz deputado
Próximo Texto: Custos vão baixar, dizem produtores
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.