São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Norte-americanos negociam também com Peru, Colômbia e Equador

EUA assinam acordo com o Uruguai

DA REDAÇÃO

Sem avançar nas negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), os EUA deram dois passos importantes ontem na América do Sul: assinaram um acordo de investimentos com o Uruguai e abriram a quinta rodada de negociações para um acordo de livre comércio com Equador, Peru e Colômbia.
O Uruguai fechou o tratado com os EUA sem ser acompanhado por seus parceiros no Mercosul -Brasil, Argentina e Paraguai. Peter Allgeier, representante norte-americano, disse que é o primeiro acordo "negociado dentro do governo Bush" e que os investidores dos EUA se interessam por áreas como hotelaria, indústria agropecuária e informática.
Segundo Allgeier, os investimentos dos EUA no Uruguai hoje são da ordem de US$ 600 milhões.
Ao mesmo tempo em que assinavam o acordo com o Uruguai, os EUA negociavam tópicos que vão desde privatização de indústrias estatais até subsídios agrícolas e propriedade intelectual com os três países andinos.
Os negociadores de Equador, Peru e Colômbia dizem que os subsídios americanos tornam a competição agrícola injusta, enquanto os dos EUA querem que Equador e Peru acelerem disputas legais antigas com empresas norte-americanas naqueles países.


Texto Anterior: Financiamento: Lessa diz que repassará toda a verba deste ano
Próximo Texto: Câmbio: Euro, iene e libra se valorizam ante o dólar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.