São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Proposta acabaria com taxas sobre industrializados para membros da OMC

EUA defendem fim de tarifas até 2015

DO "FINANCIAL TIMES"
DA REDAÇÃO

Os EUA vão revelar hoje os detalhes de uma ambiciosa proposta de eliminação de todas as tarifas sobre produtos industrializados. O país defenderá que todos os membros da OMC (Organização Mundial de Comércio) eliminem todos seus impostos até 2015.
A iniciativa tem como objetivo impulsionar as discussões da rodada sobre redução de tarifas comerciais. Até agora, as conversas no âmbito da OMC têm sido esvaziadas por uma série de acordos bilaterais e regionais em que os EUA, de longe os maiores importadores do planeta, estão envolvidos no momento.
O projeto será apresentado em Washington, pelo representante comercial norte-americano, Robert Zoellick, e pelo Secretário do Comércio, Donald Evans.
Os principais pontos da proposta, de acordo com empresários e congressistas, são: redução em todas as tarifas sobre produtos que não sejam agrícolas, para que, até 2010, não existam taxas superiores a 8%; eliminação de todas as tarifas até 2015; eliminação, até 2010, de todas as tarifas que hoje já estão abaixo de 5%.
Pelo esquema proposto pelos norte-americanos, os países em desenvolvimento terão que fazer uma redução muito mais acentuada nas tarifas do que os países ricos. Os EUA e a União Européia já cobram hoje baixos impostos sobre importação de industrializados, com algumas exceções protecionistas. As tarifas médias dos países em desenvolvimento são, em geral, superiores a 30%.


Texto Anterior: Em transe: BC inicia rolagem de dívida cambial
Próximo Texto: Luís Nassif: A marcha da insensatez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.