São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO DO DRAGÃO

Se taxa se confirmar neste ano, será a segunda maior do governo FHC, só inferior aos 22,41% de 95

Mercado prevê que inflação será de 10%

NEY HAYASHI DA CRUZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A expectativa do mercado é que a inflação deste ano seja a segunda maior já registrada durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo pesquisa feita pelo Banco Central entre bancos e empresas de consultoria, espera-se alta de 10% no IPCA para este ano.
Durante o governo FHC, somente em 1995 o índice atingiu a marca de dois dígitos. Naquele ano, a alta ficou em 22,41%. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE, é usado como referência para o sistema de metas de inflação.
Caso chegue mesmo a 10%, o governo terá descumprido as duas metas fixadas para a inflação. Uma é determinada pelo Conselho Monetário Nacional e diz que a alta dos preços, medida pelo IPCA, deve ficar em 3,5% neste ano, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo -ou seja, podendo chegar a 5,5%.
Já no acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), o governo brasileiro se comprometeu a manter a inflação deste ano em 6,5%, com margem de 2,5 pontos percentuais.
A expectativa do mercado em relação ao comportamento da inflação é um dos itens considerados pelo BC na hora de definir os juros básicos da economia. Na semana passada, a taxa passou de 21% para 22% ao ano, e a justificativa apresentada foi justamente a elevação na expectativa de alta dos preços para o ano que vem.
Segundo o levantamento do BC, o mercado espera que a alta do IPCA chegue a 9,96% em 2003, bem acima dos 4% previstos nas pesquisas feitas há seis meses. Para 2003, a meta de inflação fixada pelo governo é de 4%, com margem de tolerância de 2,5 pontos.
Quando a expectativa do mercado é o aumento da inflação, o BC eleva os juros para tentar evitar que esse maior pessimismo alimente a alta dos preços.


Texto Anterior: Panorâmica - Telefonia: Anatel multa Brasil Telecom em R$ 5 mi
Próximo Texto: Aviação: Varig perde presidente, e crise se agrava
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.