São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China se desacelera e cresce 7,5% em 2009, afirma o Bird

DA REDAÇÃO

O Bird, Banco Mundial, revisou ontem a previsão de crescimento da China para 7,5% em 2009, o menor ritmo desde 1990. O banco disse ainda que os impactos da crise global devem se "intensificar".
A previsão anterior era de 9,2%. O relatório ainda recomendou à China reequilibrar a economia, com mais foco no mercado doméstico e menor ênfase às exportações.
O crescimento do país se ampara fortemente nos investimentos estatais. No começo do mês, o governo anunciou um pacote de US$ 586 bilhões.
"O impacto da turbulência financeira e econômica na economia da China tem sido administrado até agora, mas deve se intensificar", disse Louis Kuijs, economista do Banco Mundial em Pequim. "Olhando à frente, as previsões são para uma brusca redução nas exportações."
Os embarques devem cair à medida que crescer a turbulência nos países emergentes. Prevê-se uma redução de 1% no setor para 2009, o primeiro resultado negativo "em muitos anos", diz o documento.


Texto Anterior: Argentina anuncia plano contra crise
Próximo Texto: Bolsas sobem após novo pacote de ajuda nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.