São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação dará mais agilidade para fundações

DA REPORTAGEM LOCAL

Os primeiros donos do Fundo de Índice serão os seus próprios formadores, os fundos de pensão. Eles receberão as cotas do fundo em lugar das ações que entregarão para construi-lo.
Segundo Eliane Lustosa, diretora financeira do Petros (fundo de pensão dos empregados da Petrobras), a troca vai dar agilidade à carteira das fundações. Elas poderão negociar as cotas do fundo na Bolsa.
Segundo Lustosa, que define nesta semana quanto trocará, girar grandes quantias em ações é mais complicado. "Precisa ser muito devagar, para não afetar os preços."
Estima-se que as cotas do fundo sejam mais líquidas. Isso faz delas uma ferramenta importante para os fundos de pensão, que neste ano terão de limitar as ações a 35% de seu patrimônio.
Não é problema para a Petros, que tem 16% dos seus R$ 13 bilhões em Bolsa. Mas o Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, terá alguns bilhões a cortar. (MM)



Texto Anterior: Bolsa: Fundo reunirá ações do Ibovespa para negociação em um só papel
Próximo Texto: Opinião econômica - Rubens Ricupero: Feliz ano novo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.