São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japonesas batem recorde de produção

DA BLOOMBERG

Toyota, Nissan e Honda, as três maiores montadoras japonesas, produziram um número recorde de veículos no ano passado, à medida que seus modelos atraíram um número maior de consumidores na América do Norte e em outros mercados.
A produção da Toyota cresceu 9,5% em comparação com 2004, passando a 7,36 milhões de veículos em 2005, disse a empresa. A produção da Nissan aumentou 9,4%, para 3,51 milhões de unidades. A Honda informou ter produzido 3,41 milhões de veículos em 2005, alta de 7,2%.
No ano passado, as três empresas ampliaram suas vendas nos EUA, o maior mercado automotivo do mundo. A alta de 26% na gasolina nos últimos 12 meses elevou a demanda por carros econômicos, como o Toyota Prius, movido a gasolina e energia elétrica, e o compacto Honda Civic.
"Com o forte desempenho dos lucros, as três maiores montadoras do Japão continuarão a ampliar sua produção no exterior e a lançar modelos novos ou modernizados este ano em seus principais mercados", disse Koji Endo, analista do Credit Suisse First Boston em Tóquio.

América do Norte
A produção da Toyota na América do Norte respondeu por cerca de 21% do total de veículos fabricados pela montadora.
A Toyota pretende produzir 10% mais carros e caminhões neste ano. Com a ampliação, deve ultrapassar a GM como maior montadora do mundo.
No ano passado, a Toyota foi a empresa do setor a registrar o crescimento de vendas mais acelerado do mercado norte-americano entre as principais montadoras mundiais e previu que suas vendas crescerão aproximadamente 10% nos EUA em 2006, após altas de 9,7% em 2005 e de 10% em 2004.
A Honda realizou a expansão da produção em sua fábrica de Lincoln, no Estado norte-americano do Alabama, no ano passado. A Honda tem capacidade para produzir cerca de 1,4 milhões de veículos por ano na região.
A Nissan pretende aumentar suas vendas em 24%, para 4,2 milhões de unidades, entre março de 2005 e março de 2009.


Texto Anterior: Empresa tem resultado positivo no país
Próximo Texto: Varejo: Venda de supermercado sobe só 0,7%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.