São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRANSPORTES

BNDES entrega a Amaral diagnóstico do setor de aviação comercial do país
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) entregou na semana passada ao ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, documento contendo um diagnóstico do setor de aviação comercial do país.
"O diagnóstico vai permitir que o governo tenha conhecimento da situação e oriente suas eventuais ações", disse o presidente do BNDES, Eleazar de Carvalho Filho, sem detalhar o relatório.
Sobre a possibilidade de o BNDES ter recomendado ao ministro a redução do número de empresas aéreas no país, defendida por especialistas do setor, Carvalho Filho disse que o banco não fez recomendações, apenas um diagnóstico.
O presidente do BNDES disse que o relatório é preliminar e vai ser submetido a críticas. Ele estima que o documento definitivo ficará pronto em março.
Também em março o BNDES espera receber do governo o documento com os números definitivos do empréstimo que será dado às empresas do setor elétrico, para compensá-las das perdas com o racionamento de energia.
Neste mês, o banco já liberou a primeira parcela para as empresas, no valor de "um pouco mais de R$ 800 milhões", segundo Carvalho Filho. Segundo estima o mercado, o valor total ficará próximo de R$ 4 bilhões.
O empréstimo do BNDES é uma antecipação da receita que as empresas terão com o aumento especial de tarifas concedido pelo governo, previsto para vigorar durante três anos. A antecipação está sendo feita pelo BNDES com recursos do Tesouro Nacional.
Carvalho Filho estima que definirá em março a forma como o banco poderá emprestar dinheiro para que empresas brasileiras se estabeleçam no exterior.
De acordo com ele, esses investimentos não só permitirão a internacionalização das empresas como darão a elas melhores condições para exportar do Brasil para os países onde se estabelecerão. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Encontros vão tratar de proteção dos EUA ao aço
Próximo Texto: Casa própria: Contrato de gaveta é legal, determina a Justiça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.