São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DECLARAÇÃO

Defeito faz a Receita retirar IR da internet

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Receita Federal teve de retirar o programa do Imposto de Renda de 2004 da sua página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) na tarde de quarta-feira. Mas informou que ele deverá estar novamente disponível para cópia hoje até as 12h.
O programa de 2004 foi colocado na internet no dia 20, embora a entrega comece na próxima segunda-feira. A Receita queria ajudar os contribuintes que pretendiam utilizar o feriado do Carnaval para fazer os cálculos.
Mas o programa apresentou um defeito em uma situação específica. Quando o contribuinte importa os dados da declaração de 2003, o programa não aceita a inclusão das despesas com instrução de dependentes novos, ou seja, que nasceram em 2003 -no caso, gastos com creches.
O coordenador do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que os 380 mil contribuintes que fizeram cópias do programa até quarta-feira não precisam inutilizá-lo se não estiverem na situação descrita. Adir explicou que a Receita só vai mostrar o programa novamente hoje porque está fazendo mais testes. "Estamos sendo cautelosos", disse.
De qualquer forma, somente na segunda-feira os contribuintes poderão começar a enviar a declaração porque o programa de transmissão, o Receitanet, só estará disponível naquela data.

Dados para o IR
Hoje é o último dia para as empresas entregarem a seus funcionários o Informe de Rendimentos que será usado para a declaração do Imposto de Renda deste ano.
O documento informa os valores dos salários pagos em 2003, do imposto retido na fonte (quando for o caso) e o desconto da contribuição previdenciária.
Hoje também é o último dia para as empresas e pessoas físicas que fizeram pagamentos com retenção do IR no ano passado entregarem, pela internet, a Dirf (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) à Receita.
A empresa que não entregar a Dirf pagará multa de 2% ao mês sobre o IR informado, limitada a 20%. Quem não entregar o Informe de Rendimentos pagará multa de R$ 41,43 por documento.


Texto Anterior: Argentina: Fundo retirará ação de bloqueio de residências
Próximo Texto: Fraude chega a R$ 6,5 mi em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.