São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

POR TRÁS DA ESTATÍSTICA

Em janeiro, 103 mil ocupações são fechadas

Motorista fica sem vaga temporária

Fabiana Beltramin/Folha Imagem
Osmar Portugal, que perdeu vaga temporária em janeiro


DA REPORTAGEM LOCAL

O motorista Osmar Brito Portugal, 35, é um dos 15 mil trabalhadores da Grande São Paulo que perderam o emprego em janeiro no setor de serviços. No total foram fechadas 103 mil ocupações no mês passado, segundo pesquisa da Fundação Seade/Dieese.
"Arranjei trabalho temporário no último trimestre de 2003 e perdi o emprego em janeiro", diz o motorista, que está em busca de uma vaga para garantir o salário de R$ 800, referente ao trabalho em uma empresa do setor de transportes.
Os técnicos explicam que o fechamento de vagas também ocorreu em outros setores -21 mil na indústria, 25 mil no comércio, além de 42 mil nos serviços domésticos e na construção civil. O motorista não se enquadra nas estatísticas quando se leva em conta o tempo médio de procura por uma vaga. "Tenho entrevista para uma vaga já agendada para amanhã [hoje]." De acordo com a pesquisa, o desempregado leva 55 semanas para achar uma vaga.


Texto Anterior: Trabalho: Renda volta a subir em SP após seis anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.