São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 7 meses, cai confiança do brasileiro

DA SUCURSAL DO RIO

O consumidor está mais insatisfeito com a economia e menos otimista em relação ao futuro, mostra a Sondagem do Consumidor da FGV. Em fevereiro, o índice caiu 1,3%. Trata-se do primeiro recuo no indicador desde junho e do pior resultado desde maio passado (-2,3%).
Segundo o coordenador da pesquisa, Aloísio Campelo, o indicador foi ditado pelo ritmo lento de crescimento da economia, pela estagnação do mercado de trabalho e pela violência em ascensão no Rio de Janeiro, que apresentou o quadro mais drástico de desaceleração da confiança (-3,5% em fevereiro).
No acumulado do ano, a queda do indicador no Rio chega a 5,2%. As manifestações espontâneas dos entrevistados mostraram sinais de preocupação com a segurança na cidade. A morte do menino João Hélio Fernandes e os ataques a ônibus na véspera do Réveillon foram citado pelos consumidores do Rio.
Em São Paulo, a confiança do consumidor teve queda de 0,8% em fevereiro e de 1,5% no primeiro bimestre.
"Os resultados mostram que a confiança do consumidor esfriou em fevereiro. Em janeiro, ela já havia avançado apenas 0,6%, menos do que nos anos anteriores", disse.
Desta vez, o consumidor também dá sinais de cautela em relação ao futuro. O índice de expectativas, que inclui projeções sobre as finanças familiares e a situação da economia nos próximos seis meses, recuou 1% em fevereiro, a primeira queda desde junho do ano passado. (JL)


Texto Anterior: Renda extra do consumidor vai para dívida
Próximo Texto: FGTS terá de pagar para ter ganho mínimo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.