São Paulo, sábado, 27 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREVIDÊNCIA

BC autoriza agências a abrir mais cedo e a fechar mais tarde porque benefícios serão pagos na metade do tempo

Banco muda horário para pagar aposentado

DA FOLHA ONLINE

O Banco Central autorizou ontem as instituições financeiras a mudar o horário de atendimento ao público para facilitar o pagamento dos aposentados e pensionistas da Previdência Social.
É que a partir de quinta-feira, dia 1º de abril, o pagamento dos benefícios será feito na metade do tempo -cinco dias úteis, contra dez até este mês.
Para evitar filas e agências bancárias lotadas, alguns bancos já se prontificaram a abrir mais cedo ou a fechar mais tarde. É o caso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Ainda não foi decidido se o novo horário será extensivo a todas as agências.
O ministro da Previdência Social, Amir Lando, fará um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na próxima terça-feira à noite para explicar a mudança nas datas de pagamento.
Pelo novo calendário, nada muda para quem tem benefício com finais 1 a 5 (continuam recebendo do primeiro ao quinto dia útil de cada mês). Para os de finais 6 a 9 e 0, o prazo é encurtado em cinco dias: final 6 recebe no primeiro dia útil; final 7, no segundo; final 8, no terceiro; final 9, no quarto; e final 0, no quinto dia útil.
João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, filiado à Força Sindical, diz que o pagamento dos aposentados até o quinto dia útil do mês é uma reivindicação de mais de dez anos.
"Os bancos dizem que o pagamento dos aposentados em cinco dias vai causar filas porque eles querem ficar mais tempo com o nosso dinheiro para ganhar com aplicações financeiras", diz.
Floriano Martins de Sá Neto, secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, diz que os bancos tiveram um ano para se preparar para o pagamento dos aposentados em prazo menor.
"Essa é uma conquista dos aposentados e do governo Lula. Estamos tratando o aposentado da forma que o trabalhador é tratado pela iniciativa privada, que também paga o salário até o quinto dia útil do mês", afirma Sá Neto.
Pelas regras atuais, os bancos são obrigados a comunicar qualquer mudança de horário com, no mínimo, 30 dias de antecedência. O problema é que faltam cinco dias para o novo calendário entrar em vigor e os bancos ainda não comunicaram o público sobre a mudança.
Para livrar os bancos dessa obrigatoriedade, o BC publicou uma circular ontem permitindo que as instituições financeiras alterem o horário de atendimento para o pagamento dos segurados.


Colaborou Fátima Fernandes, da Reportagem Local


Texto Anterior: Indicadores: Sobe número de concordatas e falências
Próximo Texto: Recall: Volks convoca donos de Fox por defeito no capô
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.