São Paulo, sábado, 27 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTAÇÃO

Em abril, 92 mil empresas terão de emitir nota eletrônica em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir da próxima quinta-feira, dia 1º de abril, cerca de 92 mil estabelecimentos de São Paulo serão obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e, modelo 55) em substituição à nota fiscal em papel -modelos 1 ou 1-A.
Nessa fase, as empresas que estiverem enquadradas em 239 Cnae (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) serão credenciadas automaticamente no ambiente de produção da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Com isso, não poderão mais emitir notas em papel a partir de quinta.
Esses Cnae são relativos, em grande parte, a setores econômicos que já estão obrigados a emitir NF-e por conta das atividades efetivamente exercidas. Entre eles estão frigoríficos, fábricas de refrigerantes, de cigarros, de papel e embalagens, de adubos, fertilizantes e defensivos agrícolas, tecelagens etc.
As informações sobre a obrigatoriedade e credenciamento para emissão de NF-e estão no site www.fazenda.sp.gov.br/nfe.
O calendário de obrigatoriedade entra em nova etapa em 1º de julho, com o enquadramento de empresas de mais 68 códigos que correspondem a 69,8 mil estabelecimentos e abrangem setores do comércio atacadista de papel, fabricação de móveis e lâmpadas etc.
O cronograma se encerra em 1º de outubro, com a inclusão de mais 56,7 mil estabelecimentos enquadrados em 249 códigos referentes a setores com os de lapidação de gemas, impressão de jornais e confecção de roupas íntimas, entre outros.
Dessa forma, até outubro deste ano São Paulo terá cerca de 200 mil empresas emitindo notas eletrônicas.

Simplificação
A NF-e é um projeto de âmbito nacional com a participação de Estados, Distrito Federal e Receita. Seu objetivo é reduzir custos, simplificar obrigações acessórias dos contribuintes e, ao mesmo tempo, possibilitar que o fisco tenha um controle em tempo real das operações.
Até agora foram emitidos mais de 848 milhões de NF-e no país, sendo 273 milhões só no Estado de São Paulo.


Texto Anterior: Imposto de renda / Serviço Folha-IOB: Dívidas do SFH e de até R$ 5.000 não são declaradas
Próximo Texto: Empréstimos: Carteira de crédito da Caixa sobe 56% no 1º bimestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.