São Paulo, sábado, 27 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reuniões sobre Doha terminam sem avanço

DE GENEBRA

Acabou sem horizonte a semana de avaliação convocada pela OMC para decidir os rumos da Rodada Doha.
O prazo de 2010 citado pelos líderes do G20 no ano passado deixou de ser mencionado. Nunca fora uma meta oficial da OMC, mas era ao menos um sinal político. Agora, as negociações carecem de marco temporal. Não há expectativa de que se retome o tema na reunião de cúpula do grupo em julho.
De consenso, o único que emergiu é que Genebra deve voltar a ser o centro do debate -antes a ênfase estava nas conversas bi e plurilaterais.
"Fizemos algum progresso desde 2008, mas não estamos na reta final e levará tempo para chegar lá", disse o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy.
Outra vez, as críticas recaem sobre os EUA. O embaixador brasileiro na OMC, Roberto Azevedo, mostrou à Folha pouca expectativa. "Tivemos nesta semana o processo possível em um cenário no qual o principal parceiro comercial se encontra incapacitado de tomar decisões políticas que viabilizem a negociação." (LC)


Texto Anterior: Brasil recua em ranking do comércio mundial em 2009
Próximo Texto: Cemig entrará na construção de Belo Monte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.