UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LOGÍSTICA

Obra na hidrovia Tietê-Paraná aumenta capacidade de transporte

Canal agiliza escoamento de grãos

Juca Varella/Folha Imagem
Canal artificial inaugurado em Promissão (SP), que deve elevar capacidade de transporte de grãos


ENVIADA ESPECIAL A PROMISSÃO (SP)

A inauguração de um canal artificial no trecho da hidrovia Tietê-Paraná em Promissão (480 km da cidade de São Paulo) pode aumentar a velocidade de escoamento de grãos que partem da região Centro-Oeste.
A obra permite a passagem de comboios maiores e o aumento de calado (profundidade mínima de água necessária para a navegação) da embarcação em dez centímetros.
Isso faz os comboios conseguirem transportar 250 toneladas a mais de carga. "Cada 250 toneladas transportadas pela hidrovia significa dez carretas a menos nas estradas", disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante o evento de inauguração da obra, no último sábado.
Atualmente, passa pela hidrovia 1,6 milhão de toneladas de carga de médio e longo cursos por ano. Com o início das operações do novo canal artificial, a estimativa é que, neste ano, o volume chegue a 1,7 milhão de toneladas.
O valor, porém, está muito aquém do potencial da hidrovia, que é de 25 milhões. "Estamos trabalhando para otimizar o uso da hidrovia, mas não há previsão de quando seremos capazes de atingir a capacidade total", diz Oswaldo Rosseto, diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.
O escoamento da produção de grãos, sobretudo soja, que parte da região Centro-Oeste -notadamente do município de São Simão (GO)- é a principal meta de utilização da hidrovia. Hoje, o transporte do complexo soja representa 80% das cargas de longo curso que passam pela via.

Economia
O motivo é simples. Especialistas em logística afirmam que o transporte hidroviário é o mais adequado para commodities de baixo valor agregado, como a soja. Enquanto o preço médio do frete na hidrovia está estimado em US$ 12 a tonelada para cada 1.000 km percorridos, um percurso semelhante feito por caminhão, por exemplo, ficaria em US$ 40 por tonelada.
Os investimentos do governo, em parceria com a iniciativa privada, somaram R$ 6 milhões. Ao todo serão investidos R$ 70 milhões para operações do mesmo tipo em outras dez pontes que cruzam a hidrovia Tietê-Paraná.
(CÍNTIA CARDOSO)

A jornalista viajou a convite do governo do Estado de São Paulo.


Texto Anterior: Sem Moderfrota, vendas desabam em janeiro
Próximo Texto: Produção: Variedade de morango é mais doce e produtiva
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.