UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

PRODUÇÃO

Oso Grande veio do Canadá

Variedade de morango é mais doce e produtiva

DA REPORTAGEM LOCAL

Os produtores de morango estão adotando uma variedade maior, mais produtiva e saborosa do que algumas outras variedades: a Oso Grande, que já atinge 80% da área plantada de morangos no Estado de São Paulo.
A Oso Grande vem ganhando a preferência em relação às duas outras variedades mais cultivadas -a Campinas e a Dover. Isso porque a Dover, apesar da boa produtividade, não tem muita doçura. Já a Campinas cai no gosto do consumidor, é doce, mas não resiste bem ao transporte, porque sua polpa é mais mole.
Segundo Péricles Capello Cruz, engenheiro agrônomo chefe da Casa de Agricultura de Atibaia, a Oso Grande é provavelmente originária do Canadá e veio para São Paulo pelo Sul do país, trazida por produtores há cerca de três anos. Como se aclimatou bem, foi ocupando espaço. O pesquisador critica, no entanto, a falta de controle sobre doenças: "Não há controle. Por sorte, não tem dado doença".
Segundo ele, a Oso Grande, como tem polpa mais firme, apresenta maior resistência à entrada de algumas doenças, como a flor preta, um fungo que seca a flor. "A planta não desenvolve o morango. A produção cai muito."
A produtividade da Oso Grande também chama a atenção. A variedade Campinas, por exemplo, não resiste a temperaturas mais amenas e pode não chegar a produzir 500g por pé. "Menos de 500g por pé dá prejuízo", diz Cruz. Já a Oso Grande pode produzir até 900g por pé.


Texto Anterior: Logística: Canal agiliza escoamento de grãos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.