São Paulo, sábado, 27 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESGASTE

Casa Branca sinaliza saída de John Snow

DO "FINANCIAL TIMES"

O secretário do Tesouro americano, John Snow, teria informado à Casa Branca que deixará o governo nos próximos meses e voltará para o setor privado, encerrando especulações sobre sua permanência em um cargo cujo prestígio foi desgastado durante o governo Bush.
O presidente George W. Bush disse anteontem à noite que não havia conversado diretamente com Snow, depois de uma notícia de que ele estaria se preparando para demitir-se nos próximos meses.
"Ele não me falou sobre a renúncia", disse Bush, acrescentando: "Acho que ele fez um bom trabalho. Quero dizer, afinal nossa economia está forte".
O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, confirmou que John Snow esteve em contato "com pessoas da Casa Branca", mas disse que não sabia o que foi discutido. Um membro do governo, porém, citado pelo boletim "Dow Jones", disse que o secretário do Tesouro queria que a data de sua partida fosse definida até o final deste mês.
Bush deverá recorrer a um fiel seguidor para preencher o cargo, pois os esforços para recrutar altos executivos de Wall Street foram em vão. O desafio de encontrar um candidato de credibilidade salienta o limitado capital político de Bush para implementar uma agenda econômica agressiva e reflete as incertezas sobre o resultado das eleições de meio de mandato.
Donald Evans, o ex-secretário de Comércio e amigo íntimo de Bush, está entre os considerados como potenciais preferidos para substituir Snow.
Um ex-oficial do Tesouro disse que Evans ainda não foi formalmente consultado sobre o cargo. Outros candidatos incluem Stephen Friedman, ex-diretor do Conselho Econômico Nacional, e David Mulford, embaixador americano na Índia e ex-subsecretário do Tesouro.


Texto Anterior: Previdência: Lula reafirma que quer acabar com fila do INSS
Próximo Texto: Varig antecipa leilão para evitar colapso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.