UOL


São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega não vê dificuldades para o Mercosul

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, disse que a decisão do governo argentino de adotar controles de capitais não vai prejudicar o objetivo de harmonizar as políticas macroeconômicas do Mercosul, mas ressaltou que a medida não seria adequada para o Brasil.
"Não é problema. O Chile já usou quarentena", argumentou. "O [ministro da Economia da Argentina, Roberto] Lavagna é competente e está no caminho certo", afirmou Mantega.
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou desconhecer detalhes da proposta, mas defendeu a necessidade de os países em desenvolvimento discutirem a adoção de medidas para conter a volatilidade do capital.
Já o economista petista Paul Singer disse que a medida argentina pode servir de teste para uma experiência no Brasil. "Isso tem sido proposto por muitos de nós, inclusive eu, e tem sido refutado como coisa desastrosa. Se a experiência argentina não tiver resultados desastrosos, muita gente pode mudar de opinião."
Um dos maiores críticos à condução da política econômica de Lula, Singer tomou posse ontem na recém-criada Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.


Texto Anterior: Mercado argentino recebe mal a notícia, e Bolsa tem queda de 6,8%
Próximo Texto: Energia: Seguro-apagão sobe e encarece conta de luz
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.