São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GÁS NATURAL

Morales anuncia acordo na quinta na Argentina

DE BUENOS AIRES

Dias antes da eleição da Assembléia Constituinte boliviana, o presidente Evo Morales viajará à Argentina na próxima quinta-feira para anunciar sua primeira vitória: o aumento do preço do gás vendido ao país do presidente Néstor Kirchner.
O governo argentino não confirma, mas a imprensa e o embaixador da Bolívia em Buenos Aires, Roger Ortiz Mercado, afirmam que o milhão de BTU passará dos atuais US$ 3,40 para US$ 5.
Além disso, ficará acertado um aumento do volume do gás vendido à Argentina: passará a 27 milhões de BTU por dia (hoje são 7 milhões).
Um ponto do acordo, porém, ainda não foi divulgado: se haverá proibição a que a Argentina "triangule" o produto boliviano e o venda ao Chile. O governo Morales quer usar o gás como instrumento de pressão para forçar os chilenos e cederem uma saída ao mar ao país.
Apesar dos negociadores brasileiros ressaltarem a diferença entre as negociações de Argentina e Brasil com a Bolívia, versões na imprensa argentina relatam que assinatura do acordo com Kirchner, e relativamente rápido, desagrada o governo Lula. É que os brasileiros esperavam uma resistência maior dos argentinos para garantir um melhor preço ao mercado nacional.


Texto Anterior: Telefonia: Fixo pré-pago começa a valer neste sábado
Próximo Texto: Mittal/Arcelor põe setor em xeque no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.