São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juro de longo prazo cai de 6,5% para 6,25% no 3º trimestre

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O CMN (Conselho Monetário Nacional) reduziu ontem a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) de 6,5% ao ano para 6,25% para o período julho a setembro. Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), essa foi mais uma medida adotada pelo governo para estimular os investimentos no país.
A TJLP é a taxa usada como referência nos empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ao setor produtivo. Quando era presidente do banco estatal, Mantega pregava a redução da taxa para 7%. Na época, a TJLP estava em 9%.
Em março do ano passado, o conselho baixou a taxa para 8,15% para vigorar de abril a junho. Para julho a setembro de 2006, foi fixada a taxa de 7,5%. No trimestre seguinte, a TJLP ficou em 6,85% e, no primeiro semestre deste ano, em 6,5%.
Integram o CMN os ministros Mantega e Paulo Bernardo (Planejamento) e Henrique Meirelles, presidente do BC.
Mantega informou que a decisão do foi unânime e brincou que não foi preciso lançar mão do joquempô (jogo popular para tomada de decisões). Minutos antes da reunião, Bernardo disse que, se não houvesse consenso na decisão do CMN, seria necessário recorrer ao jogo.


Texto Anterior: Entrada de investimento direto é a maior desde 2004
Próximo Texto: Gasto de turistas brasileiros no exterior até abril cresce 28%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.